Muitas pessoas ficam ansiosas para que seus cabelos atinjam o tamanho ideal que colocaram em suas mentes. Essa ansiedade é comum, por isso a curiosidade sobre quanto tempo falta para que os fios atinjam o tamanho desejado.
No entanto, sabemos que mais importante do que o crescimento é que isso ocorra de forma saudável. Por isso, já falamos por aqui sobre a relação entre alimentação e calvície, entre outros temas.
Neste artigo, vamos falar sobre a frequência de crescimento dos fios e eliminar algumas dúvidas ao longo do texto. Veja só.
1. Quantos centímetros o cabelo cresce por mês?
2. Qual a relação do metabolismo da pessoa com a velocidade de crescimento dos fios?
3. O cabelo cresce menos quando envelhecemos?
4. Conclusão
É unanimidade entre os especialistas que os cabelos crescem por volta de 1cm por mês. Mas claro, isso pode variar para menos ou para mais dependendo da rotina de cuidados de cada pessoa.
No entanto, mesmo que possa haver essa pequena variação, o crescimento capilar é constante para todas as pessoas. Isto é, mês a mês ele sempre terá ganho um tamanho maior do que no mês anterior.
Aproveite para compreender também o processo de queda de cabelo após COVID-19.
Vale ressaltar que a curvatura do cabelo não interfere em nada no crescimento dos fios. Ou seja, cabelos crespos, lisos, cacheados ou ondulados seguem o mesmo padrão quando o assunto é crescimento.
A diferença entre esses cabelos é somente na curvatura do fio, devido ao fator encolhimento apresentado em cabelos cacheados ou crespos, esse crescimento pode não ser tão evidente.
O metabolismo, bem como a forma como a pessoa se alimenta, tem grande influência sob o crescimento capilar.
A falta de elementos como: ácidos graxos, ômega 6 e manganês podem prejudicar no crescimento dos fios. Por isso, é muito importante ter uma boa alimentação que supra, sobretudo esses elementos citados, para ter fios mais saudáveis e que consequentemente tenham um bom crescimento.
Então você pode apostar em alimentos como:
Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que podem fortalecer o seu metabolismo, trazendo mais força e saúde e melhor crescimento para os fios.
Mas atenção: é fundamental considerar possíveis restrições alimentares referente à saúde de cada pessoa em particular.
Sim. Os fios permanecem crescendo, porém com menor velocidade do que o normal. Isso ocorre porque nessa fase da vida, a produção de enzimas e hormônios tendem a diminuir o que faz com que os cabelos caiam ou tenham crescimento lento.
Porém, durante toda vida o cabelo continua crescendo. E o mais frequente na terceira idade, é a queda do cabelo.
Então, o que ocorre é que o cabelo cresce menos quando envelhecemos. Contudo, não para totalmente, a não ser que a pessoa tenha algum problema de saúde que impeça o crescimento dos fios.
Por fim, como vimos, é unanimidade entre os especialistas que um cabelo saudável cresce cerca de 1cm por mês, podendo ter variação de pessoa para pessoa, dependendo de seu metabolismo e de sua idade.
Não existe comprovação científica de qualquer produto que faça seu cabelo crescer 5 cm por mês, por exemplo, como é muito divulgado por aí.
Para mais informações como essas, acesse outros conteúdos do blog. E se procura ajuda especializada, conheça o trabalho do Dr. Diorivano acessando o site. Você também pode fazer uma avaliação online e agendar um atendimento.