2. Como é feito o procedimento?
3. Como é realizada a preparação para o implante capilar?
4. Qual a diferença entre FUE e FUT?
5. Quando o implante capilar é indicado?
6. Quem pode realizar o procedimento de implante capilar?
7. Em quanto tempo é feito o procedimento?
8. Em quanto tempo o paciente começa a perceber os resultados?
9. Qual o momento ideal para procurar um especialista?
10. Existem riscos no procedimento?
11. O resultado é definitivo ou precisa de retoque?
Atualmente as pessoas utilizam o termo implante e transplante capilar como sinônimos. O mais correto seria utilizar transplante capilar, em vez de implante capilar, pois trata-se de um transplante autólogo, ou seja, são utilizados fios da própria pessoa. Implante capilar seria se fossem utilizados fios artificiais.
Então, o transplante capilar trata-se de uma cirurgia com o objetivo de realizar a redistribuição de fios da própria pessoa. Não são criados ou gerados novos fios.
No procedimento, são retirados folículos de áreas onde há mais fios (área doadora) para serem colocados em áreas onde há menos ou já se perderam os fios (área receptora).
Sempre temos o cuidado de utilizar os fios da área doadora segura, região onde as unidades foliculares não são afetadas pela ação hormonal da di-hidrotestosterona (DHT), que é o hormônio responsável pelo afinamento progressivo dos fios e queda capilar.
Assim, os folículos escolhidos são resistentes à ação hormonal, proporcionando resultados duradouros e satisfatórios.
Sempre pensando no conforto e segurança do paciente, o procedimento é acompanhado por um médico anestesista durante toda a sua duração.
É realizada uma sedação leve associada a anestesia local, assim o paciente dorme durante todo o procedimento e o mesmo torna-se praticamente indolor.
Quando o paciente decide realizar o procedimento o primeiro passo é passar por uma consulta médica para avaliar o seu caso, realizar o seu diagnóstico, alinhar suas expectativas com a realidade a ser alcançada e realizar todo o planejamento cirúrgico buscando resultados naturais e persistentes.
Essas siglas são derivadas do inglês e tratam-se de: FUE (Follicular Unit Extraction) e FUT (Follicular unit transplantation).
São as duas técnicas existentes atualmente para realizar o transplante capilar. A diferença entre elas se dá basicamente na forma que são obtidos os folículos das áreas doadoras e de como ficarão as cicatrizes.
Na técnica FUT é realizada a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora, necessitando de pontos no local, o que requer alguns cuidados especiais no pós operatório e resultará em uma cicatriz linear no couro cabeludo.
Já na técnica FUE os folículos são retirados da área doadora um a um, deixando o procedimento um pouco mais longo. Não é necessário dar pontos no local. É uma técnica menos invasiva e com recuperação mais rápida.
Entenda mais sobre Transplante Capilar FUE.
Com essa técnica também é possível obter fios de áreas corporais como barba, tórax e abdome. Nos locais de onde são retirados os fios resultará em cicatrizes puntiformes, que ficam praticamente imperceptíveis quando os fios ao redor crescem um pouco.
O transplante capilar estará bem indicado quando o paciente já vem realizando o tratamento clínico e não consegue mais melhora com esse tratamento.
Além disso, sente o desejo de realizar o procedimento pois está incomodado com a situação.
O transplante capilar pode ser realizado por homens e mulheres que apresentam calvície (alopecia androgenética), áreas de cicatrizes, como de queimaduras e para aqueles que desejam alguma melhora estética, como para redução de testa em mulheres.
Ainda, o transplante capilar pode ser realizado para corrigir falhas na barba e sobrancelhas.
Para realização do transplante capilar não há a necessidade de ficar internado.
Isso porque o procedimento é realizado em um dia, com duração média de 6 a 8 horas. Após o término do procedimento e da recuperação anestésica, o paciente estará liberado para ir para casa.
A partir do quarto mês após a cirurgia o paciente começará a perceber algum resultado do transplante capilar.
De cinco ou seis meses após o procedimento os pacientes atingem, geralmente, de 50 a 60% do resultado final e começam a perceber um resultado mais significativo.
O resultado final do transplante capilar é alcançado com 10 a 12 meses após o procedimento.
O momento ideal para procurar um dermatologista especialista em cabelos (Tricologista) é quando se percebe o início da queda capilar.
Nesse momento é possível identificar a causa da queda, ou seja, realizar o diagnóstico do paciente e introduzir um tratamento individualizado e personalizado para evitar ou retardar o máximo a queda capilar.
Outro momento ideal para procurar o Tricologista especialista em restauração capilar é quando o paciente se sente incomodado com a sua situação, seja pela diminuição da quantidade ou falta de cabelos ou com alguma situação constitucional, como testa alta.
Assim, o especialista poderá analisar o caso e propor a melhor planejamento cirúrgico para um resultado natural e satisfatório com o transplante capilar.
No transplante capilar como em qualquer procedimento cirúrgico existem riscos, mesmo que mínimos.
Por isso, é importante que o paciente procure um médico qualificado e experiente e verifique em qual ambiente ocorrerá a cirurgia.
Sempre pensamos na segurança e bem-estar do paciente. Por isso, temos um protocolo de exames pré-operatórios que precisam ser realizados.
Além disso, realizamos a cirurgia em ambiente de Hospital Dia com toda infraestrutura e todos os equipamentos necessários para monitorização do paciente, caso alguma intercorrência aconteça.
Conheça também outros procedimentos em nosso site.
Caso o procedimento seja tecnicamente bem realizado, os folículos sejam obtidos da área doadora segura e o paciente não desenvolva nenhuma doença no couro cabeludo o resultado será definitivo e duradouro.
Temos um protocolo de restauração capilar com acompanhamento periódico dos pacientes para que mantenham seus fios naturais (os fios não transplantados) e, então, não necessitem de novas cirurgias.
Agora que você sabe mais sobre implante capilar masculino, entre em contato conosco, queremos conhecer suas necessidades para atender você da melhor forma. Lembre-se que você também fazer uma avaliação online, para isso acesse o nosso site.
Dr. Diorivano Custódio Júnior – CRM-SP: 172.298 / RQE: 69.954
Dermatologista Especialista em Restauração Capilar
Médico formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Residência Médica em Dermatologia pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) em Bauru e Fellow em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM).