A conexão da mulher com o cabelo é mais profunda do que podemos imaginar. Além de ser um sinônimo de feminilidade, vaidade e da imagem, os cabelos são uma forma de expressar a personalidade.
Os cabelos também estão relacionados com o momento de vida, simbolizam a luta e resistência das mulheres diariamente.
Isso mostra que a importância dos cabelos para as mulheres vai muito além da estética. As alterações capilares podem influenciar diretamente na autoestima e autoconfiança femininas.
1. Causas da queda de cabelo nas mulheres
3. Em quais casos é indicado o transplante capilar para mulheres?
4. Como é feito o transplante capilar feminino?
4.1 O transplante capilar feminino dói?
4.2 Como é o pós-operatório do transplante capilar feminino?
4.3 Pode lavar o cabelo após cirurgia?
4.4 Pode fazer exercício físico após a cirurgia?
4.5 Pode cortar ou tingir o cabelo após a cirurgia?
5. Com quanto tempo é possível ver o resultado do transplante?
Existem várias causas de queda de cabelo na mulher. Desde causas temporárias reversíveis até causas definitivas, como alopecias cicatriciais.
Elas podem estar relacionadas a doenças metabólicas, doenças autoimunes, alterações nutricionais, alterações hormonais e genéticas.
Por isso, a avaliação clínica com tricoscopia e se necessário exames complementares é fundamental.
Segundo a ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery) um número cada vez maior de mulheres buscam tratamento médico ou cirúrgico para cabelos ralos.
A calvície feminina ou alopecia de padrão feminino é a forma mais comum de perda permanente de cabelos em mulheres. Ela pode acometer até 50% das mulheres ao longo da vida e pode começar a dar sinais desde a adolescência.
Diferente dos homens, as mulheres não ficam com áreas totalmente calvas. Geralmente é notada uma rarefação dos cabelos na região frontal e do alto da cabeça de forma mais difusa.
A alopecia de padrão feminino é a indicação mais frequente para o transplante de cabelo em mulheres.
O transplante capilar, como é feito nos homens, tem a capacidade de melhorar a densidade capilar e devolver para a mulher sua autoestima, tirando a preocupação com penteados ou disfarces para esconder regiões com poucos fios.
O transplante capilar é também uma solução para mulheres que desde a infância ou adolescência possuem entradas e/ou uma testa mais alta e que se incomodam com a situação. Ou no momento de fazer algum penteado, como o “rabo de cavalo”.
É possível corrigir essas falhas e devolver a liberdade de prender o cabelo novamente.
Além disso, o transplante capilar feminino pode ser feito, ainda, para restaurar áreas de cicatrizes, como áreas de queimaduras ou pós lifting facial.
Pode ser realizado pela técnica FUE ou com a FUT. Os cabelos são retirados da área doadora (área com maior densidade) e transplantados para a área receptora (de menor densidade) um a um de acordo com a angulação e direção de cada região do couro cabeludo para um resultado natural e satisfatório.
Para realizar a cirurgia não é necessário realizar a raspagem do cabelo por completo. É feita apenas na área doadora, de forma estratégica, para não ficar visível após o procedimento.
Aproveite para conhecer outros procedimentos disponíveis.
A cirurgia tem uma duração de aproximadamente oito horas e é realizada com anestesia local associada a uma sedação leve. Assim, a paciente dorme durante todo o procedimento e não sente nenhum desconforto.
O pós-operatório é praticamente indolor. Pode ocorrer apenas um leve inchaço na testa que resolverá dentro de 2 a 3 dias e uma alteração da sensibilidade local, que voltará ao normal dentro de algumas semanas.
Saiba também: 5 curiosidades sobre o Transplante Capilar.
A lavagem do cabelo de forma suave é permitida e recomendada já no dia seguinte da cirurgia e seguirá assim pelos próximos 10 dias.
Atividade física leve está liberada três dias após a cirurgia e atividade com peso após sete dias.
Corte com tesoura pode ser realizado após 10 dias da cirurgia e tingir o cabelo é permitido após 4 semanas.
Os resultados já são consideráveis a partir do sexto mês após o procedimento e o resultado final é alcançado após 12 meses da cirurgia.
Agora que você já sabe tudo sobre o transplante capilar feminino tome um cuidado muito importante! Esteja certa sobre a causa da sua queda de cabelo!
Isso porque nenhum tratamento cirúrgico para a queda de cabelo de uma mulher deve ser realizado até que a causa seja diagnosticada com certeza.
Um tratamento bem sucedido requer um diagnóstico correto, feito por um médico especialista em restauração capilar.
Muito bem, depois de ler este artigo você tem muito mais informações sobre transplante capilar feminino. Que tal dar um próximo passo? Basta entrar em contato agora, assim vamos entender o seu caso e encaminhar o melhor atendimento possível. Lembre-se que pode fazer uma avaliação online, é só acessar o site.
Dr. Diorivano Custódio Júnior – CRM-SP: 172.298 / RQE: 69.954
Dermatologista Especialista em Restauração Capilar
Médico formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Residência Médica em Dermatologia pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) em Bauru e Fellow em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM).