O novo coronavírus (COVID-19) infectou grande parte da população mundial e vimos que ele pode levar a uma série de sinais e sintomas. Um desses, muito comentado, é a queda de cabelo após COVID-19, que é mais intensa que o normal e pode acometer aproximadamente 30% das pessoas contaminadas.
1. Como saber se estou com queda de cabelo após COVID-19?
2. Por que pode ocorrer queda de cabelo após a COVID-19?
2.1 Estresse emocional da doença agrava a mudança no ciclo capilar
3. É indicado Transplante Capilar para queda de cabelo após COVID-19?
4. Como conseguir tratar com sucesso a queda de cabelo?
Geralmente essa queda é notada ao pentear ou escovar o cabelo, no banho, no travesseiro e até quando caem fios na comida.
É uma queda de cabelo mais intensa que a média normal diária (entre 100 a 150 fios) e é chamada de Eflúvio Telógeno.
Ela ocorre quando o organismo passa por um estresse físico ou emocional mais intenso, como em casos de anemia, alteração da tireóide, pós parto, dengue, déficit de vitaminas, entre outros.
Leia também: Queda de cabelo ou calvície, qual a diferença?
A infecção pelo Covid-19 leva a um estado pró-inflamatório generalizado e a uma tendência pró-trombótica.
Ou seja, pode ocorrer uma inflamação e diminuição de suprimento sanguíneo para os folículos capilares, fazendo com que ocorra uma mudança abrupta do ciclo capilar.
Os fios, que estão na sua maioria em fase de crescimento, passam rapidamente para a fase de repouso com predisposição a cair.
A mudança abrupta do ciclo capilar pode ser agravada pelo estresse psicossocial gerado pela doença (isolamento, medo, perda de familiares, emprego, diminuição de ganhos financeiros, alteração da rotina, etc) e pelas medicações utilizadas no tratamento, que podem gerar um estresse fisiológico.
Por isso, temos visto que os quadros de Eflúvio Telógeno gerados pelo COVID-19 podem ser mais precoces, mais prolongados e acentuados que os gerados por outras condições.
O Transplante Capilar, muito procurado atualmente para resolver problemas de falta de cabelo, não está indicado para tratar essa situação de Eflúvio Telógeno, pois pode ser resolvida com tratamentos clínicos.
Leia também: Implante capilar masculino, saiba tudo sobre o procedimento.
E para aqueles pacientes que estavam se programando em realizar a cirurgia de Transplante Capilar e estão atualmente com esse quadro de queda mais intensa, o ideal é primeiro tratar essa condição e se recuperar dela para depois fazer a cirurgia.
Assim, o planejamento cirúrgico será realizado de maneira mais adequada e os resultados serão melhores e mais consistentes. Aproveite e conheça curiosidades sobre o Transplante Capilar.
O sucesso no tratamento está em identificar o motivo que está levando a perda de cabelo e removê-lo.
Alguns exames complementares podem ser realizados para verificar se outros fatores estão influenciando e agravando essa queda de cabelo.
É importante tirar esse quadro inflamatório e nocivo aos folículos para que eles voltem a crescer fortes e saudáveis.
Lembre-se que cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especialista no assunto para que o tratamento adequado seja realizado o quanto antes. Assim, menos fios serão perdidos e melhores serão os resultados.
Ainda tem dúvidas sobre a queda de cabelo após COVID-19? Entre em contato e receba a avaliação de um especialista. Você também pode fazer uma avaliação online, basta acessar o site.