Naturalmente, a alimentação desempenha um papel fundamental em diversos fatores em nossa vida, por isso ter alguns cuidados quanto aos hábitos alimentares impactam de diversas formas a saúde, inclusive quando se trata da relação entre alimentação e calvície.
Nesse sentido, precisamos lembrar que a calvície possui origem genética e, assim, vai se manifestar em indivíduos com predisposição hereditária. Então, para essas pessoas existem fatores que podem influenciar ainda mais a perda de cabelo, como é o caso da má alimentação.
Logo, uma pessoa que possui em sua rotina de má alimentação e a calvície hereditária, acaba em uma contexto mais favorável para ocorrência de queda de cabelo, já que a saúde dos fios também depende de alguns nutrientes.
1. Quais alimentos contribuem para o fortalecimento dos fios de cabelo?
1.1 Ovo
1.2 Cenoura
1.3 Peixe
1.4 Sementes e oleaginosas
1.5 Feijão
Como citado acima, os fios capilares necessitam de alguns nutrientes para se manter saudáveis e fortes. Por isso, veja abaixo alguns alimentos que podem influenciar nesse aspecto.
Em geral, o ovo é considerado um dos melhores alimentos do mundo por ser bastante completo. E para a saúde capilar, esse alimento oferece proteínas, vitaminas e até mesmo minerais, como o ferro, zinco e selênio.
Toda essa junção, auxilia para o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Aliás, entenda também a queda de cabelo após COVID-19.
A cenoura também é um ótimo alimento quando o assunto é saúde capilar, pois ela possui altos níveis de betacaroteno e vitamina A, a qual é um antioxidante, além de combater radicais livres.
Assim, esse alimento ajuda a evitar a queda de cabelo e também evita a perda de pigmentos que garantem a coloração aos fios.
Nesse sentido, consumir com mais frequência esse alimento já pode melhorar significativamente a nutrição dos fios e favorecer as células do couro cabeludo.
Nos peixes, é possível encontrar ômega 3, selênio, cálcio, ferro, fósforo e vitamina B1, ou seja, um ótimo alimento para fortalecer os fios. Além disso, ele também age combatendo inflamações, protege o couro cabelo dos raios solares e melhora a circulação dos nutrientes.
Dessa forma, opte por consumir em sua rotina alimentar peixes como o salmão, sardinha ou o atum.
Algumas sementes também podem melhorar os fios, seja a chia, linhaça, ou também algumas oleaginosas como as nozes, óleo de linhaça ou até mesmo canola. Pois, esses alimentos apresentam ômega 3, vitamina E e minerais importantes.
Todos esses nutrientes são fundamentais para manter a saúde dos fios, além de evitar a queda, deixá-los mais fortes e resistentes.
Geralmente, o feijão é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros, pois devido a ser rico em ferro, influencia para que ele seja indispensável na alimentação diária.
Já para os fios capilares, esse alimento assegura que se mantenham fortes e saudáveis, pois, por ser rico também em zinco, o feijão oferece aos cabelos os aminoácidos necessários para a sua formação.
Enfim, cuidar da alimentação, também é uma iniciativa relevante para evitar a calvície.
Para mais informações como essas, acesse outros conteúdos do blog. E se procura ajuda especializada, conheça o trabalho do Dr. Diorivano acessando o site. Você também pode fazer uma avaliação online e agendar um atendimento.