A Finasterida é um medicamento muito utilizado para controlar a queda de cabelo nos homens, sendo um dos tratamentos mais conhecidos para esse problema.
É um remédio fácil de ser encontrado no mercado, tanto em lojas físicas quanto online. Porém, assim como existem pontos positivos sobre o uso, também existem pontos que merecem atenção.
Para ajudar a esclarecer, hoje vamos compartilhar informações sobre o assunto. Então, acompanhe uma listagem de mitos e verdades sobre o uso da Finasterida.
2. Mitos e verdades sobre o uso da Finasterida
2.1 Apenas os homens podem usar
2.2 O remédio causa impotência sexuaa?l
2.3 Ele funciona pois age nas glândulas sebáceas
2.4 O medicamento pode ser comprado sem receita
2.5 A eficácia é rápida
A Finasterida é um medicamento que está disponível no país desde o ano de 1998, sendo um dos mais comuns de serem utilizados contra a calvície dos homens. Sua indicação é quando a queda de cabelo é por fatores genéticos ou hormonais, ajudando a recuperar as regiões afetadas.
De acordo com os pacientes que já fizeram uso, é possível notar um aumento de cabelo, e sua indicação é de 1 mg para tratar a calvície.
Aproveite para saber também quando é queda de cabelo ou calvície e qual a diferença.
Verdade. São raros os casos em que as mulheres podem fazer tratamentos com Finasterida. Isso porque, esse medicamento é teratogênico, ou seja, caso a mulher engravide durante o uso, o bebê pode nascer com má formação.
Mito. Esse medicamento pode reduzir o libido, mas ele não gera impotência sexual. Nem todos os pacientes podem apresentar queda de libido, e os que relatam esse sintoma voltam a ser desejo novamente assim que o remédio é suspenso.
Verdade. Muitos especialistas e estudiosos concluíram estudos onde a principal causa da queda de cabelo é por bactérias ou fungos que atacam o couro cabeludo.
Os homens acabam sendo mais atingidos por esse problema por terem níveis mais altos de testosterona, fazendo com que a região da cabeça fique mais suscetível à proliferação.
O excesso de gordura local se torna um atrativo para as bactérias e fungos. Por conta disso, o Finasterida, ao agir no controle das glândulas sebáceas, combate a produção de gordura em excesso.
Pensando em saúde do corpo e dos fios de cabelo, saiba qual a relação entre alimentação e calvície.
Mito. A Finasterida é vendida apenas por meio de prescrição médica. Ou seja, não tem como comprar esse remédio nas farmácias sem receita, por conta própria.
Outro ponto importante sobre esse medicamento é que é necessário realizar exames de fígado e exames hormonais, para saber se a saúde do paciente não foi afetada, e com isso, evitar complicações.
Nem mito e nem verdade. A eficácia da Finasterida pode ser observada a partir do terceiro mês de uso, e por isso, não tem como dizer se os efeitos são rápidos ou não.
Isso porque, para que a eficácia e os resultados sejam observados, o organismo do paciente precisa colaborar. Cada pessoa reage de uma maneira diferente durante o tratamento.
Isso significa que alguns conseguem manter os cabelos que ainda possuem e outros recuperam os fios que foram perdidos.
O importante é que você esteja sempre em acompanhamento médico para saber se existe indicação sobre o uso desse medicamento ou outro tratamento é o mais indicado para o seu caso.
Agora que você entende melhor como age esse medicamento, saiba também que pode obter mais informações como essa entre os conteúdos do blog. E se procura ajuda especializada, conheça o trabalho do Dr. Diorivano acessando o site. Você também pode fazer uma avaliação online e agendar um atendimento.