O Transplante Capilar é uma solução eficaz e duradoura para algumas condições que ocasionam a perda de cabelos.
Por isso, hoje vamos apontar cinco curiosidades sobre o Transplante Capilar, você vai gostar de conhecer e provavelmente tirar dúvidas a respeito. Veja a seguir.
1. No transplante capilar não são criados ou gerados novos fios
2. Os folículos são analisados durante o implante capilar
3. Os fios nascem em angulações e direções diferentes
4. Os fios transplantados caem após a cirurgia
5. Não pode ocorrer atrito na área transplantada após a cirurgia
6. O transplante capilar pode ajudar milhões de pessoas
O transplante capilar trata-se de uma redistribuição de fios.
São retirados folículos de áreas onde há mais fios (área doadora) para serem colocados em áreas onde há menos ou já se perderam os fios (área receptora).
Ou seja, não nascerão fios nos locais de onde foram retirados.
Cada paciente possui uma quantidade limitada de fios que podem ser utilizados como doadores ao longo da vida.
Por isso, um planejamento cirúrgico adequado e uma cirurgia tecnicamente bem realizada (sem perda de folículos e sem danos a área doadora) são muito importantes.
Leia também: Implante capilar masculino: saiba tudo sobre o procedimento.
Isso para garantir o controle de qualidade durante a cirurgia. Então, todos os folículos retirados do couro cabeludo passam por uma análise em microscópios de alta potência e resolução para verificar a qualidade dos folículos que estão saindo.
Isso é extremamente importante para evitar que ocorram danos e perdas de fios durante a cirurgia.
Além disso, de acordo com a quantidade de fios que cada unidade folicular possui, elas são separadas em grupos de 1, 2, 3 ou 4 fios para serem posteriormente implantadas em regiões especificas do couro cabeludo conforme a necessidade individual de cada paciente.
Ainda, os fios mais finos e delicados que são retirados são separados durante essa seleção para serem usados para refinar a hairline (primeira linha de implantação capilar) para proporcionar ao paciente resultados extremamente naturais.
Em cada região do couro cabeludo os fios possuem angulações e direções próprias.
Durante a implantação dos folículos no transplante capilar é preciso ter atenção e esse cuidado para recriar a angulação e direção dos fios de cada região do couro cabeludo para proporcionar resultados naturais.
Na maioria dos pacientes os fios transplantados caem após aproximadamente 20 dias da cirurgia e só voltam a crescer novamente após 3 meses.
Esse é um processo normal de ocorrer. Mas esse período de transição acaba gerando muita angústia e medo nos pacientes de algo errado poder estar acontecendo.
Após os 3 meses os fios voltam a crescer novamente e a cada mês que passa os resultados são progressivos até atingir o resultado final com 10 a 12 meses.
Um dos cuidados pós-cirúrgicos mais importantes é evitar atrito na área receptora (que recebeu os novos cabelos) por pelo menos 7 dias.
Os fios estão se fixando ao novo local que foram implantados. Caso ocorra algum atrito nesse período, esses fios podem sair do local que foram colocados e assim prejudicar o resultado.
A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é um dos problemas crônicos mais comuns observados por dermatologistas em todo o mundo. Milhões de brasileiros sofrem com esse problema e a cirurgia de transplante capilar vem ganhando cada vez mais popularidade nos último anos por proporcionar uma solução eficaz e duradoura.
A calvície acomete pessoas que possuem uma predisposição genética associada à interação de fatores hormonais.
Estudos recentes mostram que a maioria dos pacientes que são acometidos pela perda de cabelo apresentam frustração com a aparência, perda de confiança, problemas com a autoestima e piora na qualidade de vida.
Vamos lembrar que estamos falando de algo que afeta até 80% dos homens e 50% das mulheres ao longo de toda a vida.
Então, se você deseja mais informações sobre o procedimento de transplante capilar, entre em contato o quanto antes, tire suas dúvidas e dê o primeiro passo. Basta clicar no ícone do Whatsapp para que possamos atender você e compreender melhor suas necessidades.
Dr. Diorivano Custódio Júnior – CRM-SP: 172.298 / RQE: 69.954
Dermatologista Especialista em Restauração Capilar
Médico formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Residência Médica em Dermatologia pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) em Bauru e Fellow em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM).